terça-feira, 20 de dezembro de 2011

crescendo!

Obediência que gera esperança

Em Genesis 37 começa a narrativa acerca de José. Ele é um dos mais importantes personagens bíblicos e sua vida tem muito a nos ensinar. Logo aos dezessete anos, José foi vendido como escravo pelos irmãos.
Assim, vendido como escravo, José foi levado ao Egito para trabalhar na casa de Potifar, capitão da guarda de faraó (Gn 38). Contudo, enquanto as coisas pareciam melhorar, ele foi tentado pela mulher de Potifar. Diante da possibilidade de pecar, José literalmente foge da tentação, mas, sofre a pior consequência por seu ato: ele acaba preso por fazer o certo. Mesmo assim, José não se revoltou, ele não agiu da forma como se esperava, ele fugiu do óbvio. Por isso sua vida nos ensina as seguintes lições:
1) O verdadeiro servo de Deus resiste ao pecado (v.10-12): De uma maneira diferente da que pensamos ser a ideal, José foge, ao invés de enfrentar o pecado. Ele nos mostra com essa atitude que com o pecado não se brinca e por isso nos deixa o ensinamento: não devemos flertar com ele. É claro que o Espírito Santo vai orientar o seu coração em meio às tentações e muitas vezes nos livrará delas. Mas diante da dúvida, será que consigo resistir a esse pecado? A melhor resposta é fuja! Mesmo que na fuga fique algo para trás. Algumas vezes é preciso fugir daquilo que pode nos levar a destruição. Não esqueça: José era escravo de Potifar, mas não do pecado.
2) O verdadeiro servo de Deus está sempre disposto a se submeter à vontade de Deus (v.19-20): quando vivemos uma vida pautada na obediência e na submissão a vontade do Pai podemos nos surpreender. Por vezes essa surpresa surge em virtude do resultado da obediência, pois ele nem sempre será o mais agradável aos nossos olhos. A epístola de Paulo aos Gálatas em seu primeiro capítulo nos coloca o dilema: ou somos servos de Cristo, ou agradamos a homens. Não há meio termo, são realidades irreconciliáveis. Assim, fazer a vontade de Deus envolve certa dose de renúncia, pois devemos muitas vezes deixar de fazer a nossa vontade. José aceitou ser preso, mesmo sendo inocente. Ele não reagiu, pois sabia que o melhor era obedecer a vontade de Deus mesmo sem entender Seus propósitos.
3) O verdadeiro servo de Deus, mesmo em meio às dificuldades tem uma vida abençoada (v.21-23): em meio às dificuldades da vida é difícil crermos que Jesus nos abençoa, ou que um dia nos abençoará. Mas não duvide! Deus quer abençoar a sua vida! A vida de José não foi fácil, ele foi vendido pelos irmãos aos dezessete anos e só foi se “reerguer” na vida aos 30 anos. José esperou pelas bênçãos de Deus e lutou contra as injustiças durante 13 anos. Não desista, não perca a esperança, Deus vai abençoar você e a sua família, mesmo em meio às dificuldades Deus continua agindo.

Sem. Leonard Neumann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

solte o verbo!